• Home >
  • Blog >
  • Como a internet facilita e revoluciona o agronegócio.

Como a internet facilita e revoluciona o agronegócio.

agronegocio

O principal setor da economia brasileira é o agronegócio, responsável por 23,5% ddo PIB em 2017. Com a abertura de mercado e o aumento das exigências dos consumidores, a questão ambiental e os avanços tecnológicos na área de biotecnologia tornam a produção no agronegócio, especialmente nas empresas rurais, cada vez mais complexa, por isso é necessário estar sempre conectado.

A internet já trouxe muitas melhorias e facilidades para o campo e, no futuro, os equipamentos agrícolas estarão cada vez mais conectados à internet. Novidades com inteligência artificial aplicada à agricultura podem melhorar os processos produtivos e apoiar a tomada de decisão pelo agricultor, reduzindo custos e trazendo mais rendimento.

Uma das novidades que vem revolucionando o mercado é a Internet das coisas, ou IoT. : o conceito que se refere à conexão de vários objetos com a internet, além daqueles que já estamos acostumados - como smartphones, computadores e tablets. O termo descreve um cenário em que numerosos objetos do dia a dia estarão conectados à internet, e se comunicando mutuamente, ajudando a coletar informações e analisando e criando ações de resposta conforme a necessidade. Portanto, a Internet das Coisas é uma expansão da conectividade com o mundo digital.

Algumas das aplicações da Internet da Coisas podem beneficiar muito os negócios. No setor agropecuário essa tecnologia já vem sendo utilizada em sistemas, com sensores que enviam notificações sobre o estado do cultivo, as condições do clima e do solo, mapeamento de terrenos e até controle de pragas.

Além dos avanços tecnológicos, a internet facilita muito a vida das pequenas e médias empresas rurais, trazendo oportunidade de crescimento. Esse é o caso da pedagoga Roberta Pessoa, que morava em São Paulo e decidiu se mudar para Paraisópolis (MG), em busca de realizar o sonho de empreender, com a criação de um sítio para plantar e vender alimentos orgânicos. Porém, sem internet, o negócio demoraria para se desenvolver. O cestadositio.com.br evoluiu depois que Roberta contratou os serviços da HughesNet. Hoje, ela e a família moram e produzem alimentos na área rural e vendem pela internet para São Paulo.

O restaurante e vinícola “Entre Vilas”, localizado em um sítio na área rural de São Bento do Sapucaí, na Serra da Mantiqueira (SP), também teve a oportunidade de expandir seus negócios graças à internet. O restaurante oferece uma experiência gastronômica genuína, com pratos feitos com ingredientes regionais, além de vinhos artesanais. Mas a falta de infraestrutura na área rural passou a ser um problema para o negócio: os pagamentos eram feitos apenas mediante dinheiro ou cheque. Com conexão à internet, houve melhora significativa na comunicação, tanto para os clientes do restaurante quanto para os próprios funcionários. Agora, os clientes também podem usar cartão como método de pagamento.

Os planos de internet via satélite da HughesNet são desenvolvidos para proporcionar internet nas áreas rurais.  Se você quer expandir o seu negócio, conte com uma conexão de qualidade para que sua empresa cresça: conheça os planos empresariais da HughesNet!

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas

Assine pelo telefone: 0800 881 0585   -   Prefere que a gente ligue para você?

Clique aqui