• Home >
  • Blog >
  • Como saber se um site de compra online é confiável?

Como saber se um site de compra online é confiável?

compra online

Um levantamento realizado por uma empresa brasileira antifraude mostrou que o e-commerce do país sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos. Porém, para evitá-las, já existem algumas ações e ferramentas que auxiliam o consumidor na hora de efetuar sua compra. Destacamos aqui algumas delas:

Informações da loja online (Sobre nós):

Loja online é qualquer site que vende produtos ou serviços através da internet. Para efetuar a compra, é necessário inserir dados pessoais e bancários (como número de cartão de crédito, por exemplo). Por isso, é sensato verificar as informações desses sites.

Esse processo é bem fácil. Normalmente, as informações estão nas páginas “Sobre Nós”. Lá, é possível ter acesso a um breve descritivo do negócio, ler suas políticas e as perguntas mais frequentes (FAQ). Além disso, deve constar endereço físico da loja, CNPJ e dados de contato, para que você tenha um canal aberto se acontecer algum problema.

Serviços de pagamento:

Após checar o histórico da loja, é importante descobrir que serviços  de pagamento são aceitos. Caso seja uma empresa de pagamentos online, como PagSeguro ou PayPal, tem garantia de obter o dinheiro de volta caso haja problemas. Porém, se o pagamento for em um formulário web padrão sem muitas informações, você deve investigar mais sobre o site.

Segurança no seu computador

Os softwares de antivírus e firewall mantém relatórios de diferentes sites. Neles, é possível verificar  se o site é seguro para compras ou se existe um risco para o seu computador. Esse ícone será exibido em um canto ou na barra de ferramentas do navegador, verificando a segurança do site.

Reputação do site (Reclame Aqui)

Outra forma de verificar a segurança de um site de compra é descobrir a reputação deles através das avaliações de seus usuários. Existem sites como o Reclame Aqui, em que as pessoas comentam sobre os processos de compra das lojas online. O PROCON de São Paulo também faz uma lista de todas as lojas não confiáveis para compras online.

Com estas dicas, é possível verificar se um site é legítimo ou não, evitando algum tipo de risco de fraude e tornando a experiência de compra online segura e agradável.
 

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas

Assine pelo telefone: 0800 881 0585   -   Prefere que a gente ligue para você?

Clique aqui