• Home >
  • Blog >
  • Segurança no Wi-Fi: como criar uma senha segura

Segurança no Wi-Fi: como criar uma senha segura

Você sabia que a sua senha da Wi-Fi pode influenciar a segurança e a velocidade da sua internet? Muitos usuários não criam uma senha mais elaborada, possibilitando, assim, que outras pessoas acessem seu sinal, colocando em risco até os dados pessoais. 

Alguns hábitos podem ser importantes para manter a segurança da sua conexão Wi-Fi, como alterar regularmente a senha e criar uma combinação forte de letras e números que não seja facilmente descoberta. Separamos algumas informações importantes para você aumentar a segurança e criar um senha melhor para a sua conexão.

Como os hackers descobrem as senhas

Os hackers podem descobrir sua senha de várias maneiras. A mais conhecida é a técnica de tentativa e erro, em que se tenta acessar a rede com várias sequências de combinações comuns, como senhas mais usadas, datas de aniversários, nomes de pessoas próximas, etc. 

Além disso, existem os programas que são especializados em descobrir a senha do Wi-Fi através de combinações automáticas, gerando uma lista de possíveis senhas ou, até mesmo, implantando vírus para descobrir essas informações.

O que evitar na criação das senhas

O primeiro passo para criar uma boa senha é evitar combinações muito fáceis e comuns, como nomes de familiares, de animais de estimação, datas de aniversários, números de telefone, sequências de números, endereço e palavras em inglês.

Outro ponto a evitar é a repetição das senhas em diferentes canais. Com a quantidade de vezes em que temos que fazer login na internet, acabamos usando a mesma senha em várias plataformas por falta de criatividade ou pela fácil memorização, e isso facilita a descoberta da senha. 

Como criar uma boa senha

Depois de saber o que se deve evitar na hora de criar sua senha, fique atento às dicas que podem ser seguidas para aumentar a segurança de sua conexão Wi-Fi. Para começar, você deve ter em mente que um dos aspectos de uma senha forte é o comprimento. Quanto maior a senha, maior a segurança. Usar uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas com números e símbolos também fortalece o código. 

Para melhorar a força da senha, não use somente letras maiúsculas e minúsculas, misture as duas formas. Se quiser “complicar” ainda mais, é essencial misturar números com as letras. Usar caracteres especiais (como $, #. +, =) é sempre uma boa ideia. 

Para facilitar a memorização da sua senha, o segredo é criar uma frase e transformá-la em uma espécie de sigla. Por exemplo: a frase “A HughesNet é líder mundial em internet via satélite” poderia se tornar a senha “AHNeLmE1Vs+”. Outra opção é utilizar um gerador de senha: ele seleciona letras e números com base em informações que você oferece, como número de caracteres e o que é permitido ou não.

Com essas dicas, garanta a segurança do seu sinal e aproveite o máximo que o Wi-Fi pode oferecer. Aproveite para conhecer nossos planos e escolher o ideal para sua necessidade.

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas

Assine pelo telefone: 0800 881 0585   -   Prefere que a gente ligue para você?

Clique aqui