• Home >
  • Blog >
  • Um guia completo sobre velocidade da internet

Um guia completo sobre velocidade da internet

Com os avanços tecnológicos nas redes, nas plataformas e nas tecnologias de transmissão de dados, a forma como utilizamos a internet mudou bastante. Se antes precisávamos estar conectados a cabos, atualmente os sinais sem fio ultrapassam barreiras geográficas, facilitando muito a vida dos usuários.

Devido a esse grande consumo, a oferta de vários tipos de velocidades é grande, o que, às vezes, pode confundir o consumidor. Por isso, separamos algumas informações para tirar suas principais dúvidas na hora de contratar seu plano.

Os tipos de velocidade

Existem dois tipos de velocidades de internet: a de download e a de upload. A velocidade ou tráfego de download é aquela utilizada para baixar arquivos, fotos, áudios, vídeos, fazer streaming de filmes, séries e músicas. Além disso, ela é a utilizada para a leitura de sites, notícias e acessar e-mails.

A velocidade ou tráfego de upload é utilizada para compartilhar informações com outras pessoas, a partir do seu computador para outros dispositivos. Se você utiliza serviços de armazenamento em nuvem para guardar arquivos, você está usando a velocidade de upload (ou envio) quando está salvando arquivos nesses serviços.

Franquia X Velocidade

Outra grande dúvida que surge na hora da contratação da internet é sobre a diferença entre franquia e velocidade. A velocidade é a taxa de transmissão de dados na rede, ou seja, tempo que o tráfego de dados demanda para receber e transmitir informações. Quanto maior a velocidade, mais rapidamente a informação da Internet chegará a você.

A franquia, em contrapartida, é o volume (quantidade) de dados que pode ser trafegado na rede, de acordo com o pacote contratado, incluindo as informações enviadas e recebidas. Ou seja, quando você assiste a um vídeo, baixa uma música ou lê uma notícia em um site, a franquia está sendo consumida.

KB, MB e GB: as medidas da internet

Deve-se prestar atenção, também, à capacidade de armazenamento e transmissão de dados  em números. Surgem, então, as siglas KB (Kilobyte), MB (Megabyte) e GB (Gigabyte), que são denominações dadas ao tamanho dos dados trafegados. A franquia é medida em “bytes”. Um bit é a menor unidade de dados que pode ser transmitida ou armazenada. Para entender, veja o comparativo:

 

8 bits = 1 Byte;

1.024 Bytes = 1 KiloByte;

1.024 Kilobytes = 1 Megabyte;

1.024 Megabytes = 1 Gigabyte.

 

Já a velocidade é medida em bits/segundo. Uma velocidade de 1 Mbps (1 Megabit por segundo) significa que, no tempo de 1 segundo, sua conexão com a Internet foi capaz de transportar 1.000 bits.

Internet via satélite da HughesNet

A HughesNet é líder em internet via satélite no Brasil e no mundo, oferecendo conexão estável e de qualidade. Com planos que se adequam às suas necessidades, nosso serviço funciona com uma franquia base para ser utilizada em qualquer horário do dia, e mais uma franquia extra, para ser consumida em um determinado horário, de acordo com o plano contratado. Verifique a àrea de cobertura e escolha seu plano.

Receba nossas novidades e ofertas exclusivas

Assine pelo telefone: 0800 881 0585   -   Prefere que a gente ligue para você?

Clique aqui