A evolução da tecnologia é contínua. Com a inclusão digital, o que antes era visto como impossível passa a fazer parte da rotina das pessoas em um piscar de olhos. Celulares repletos de funcionalidades, dispositivos conectados uns aos outros, interações com pessoas a longas distâncias: coisas que mudaram o mundo abrindo novas possibilidades. A inclusão digital no campo busca dar acesso a comunicação e tecnologia, promovendo mais oportunidades principalmente para moradores e empreendedores da área rural, ação indispensável para garantir a participação do campo no cenário atual de empreendedorismo.
Por que promover a tecnologia no campo é importante?
Inúmeras situações podem tornar a disponibilidade de tecnologia escassa, sobretudo nas áreas rurais e mais remotas do país, tais como dificuldade na distribuição de aparelhos e dispositivos, cobertura limitada de serviços de internet, pouco investimento público em infraestrutura. Esses são alguns exemplos dos problemas que podem distanciar comunidades inteiras do mundo digital e, consequentemente, de suas possibilidades. O resultado é um atraso que prejudica tanto a vida profissional como social. As informações e as novidades demoram a chegar e produtores rurais ficam em desvantagem em um mercado cada vez mais competitivo.
Como promover a modernização de comunidades?
Se as máquinas evoluíram, os trabalhadores do campo e os produtores rurais devem obter conhecimento para operá-las. O primeiro passo em direção à inclusão é incorporar tecnologia às tarefas diárias, mas de forma a potencializar esforços e resultados, propiciando a oportunidade de produzir mais e melhor e vivenciando de fato os reflexos positivos da modernização. Além disso, a competitividade dos mercados nacionais e internacionais exige uma mudança de hábitos, que só é concretizada a partir da mudança de pensamento e de olhar sobre métodos inovadores. Estar ciente do que está acontecendo no mundo, antes de mais nada, demanda estar conectado.
Internet Rural Via Satélite como solução de acesso
O acesso à internet e a recursos tecnológicos é a porta de entrada para a inclusão digital no campo, mas para isso acontecer, na maioria das vezes, a conexão ideal é por meio da Internet Rural Via Satélite, tecnologia que permite a conexão dos lugares mais remotos à internet sem precisar de quilômetros de cabos ou grandes investimentos em infraestrutura.
Apesar da alta tecnologia envolvida no acesso à Internet Via Satélite, o processo de instalação e conexão é bastante simples. O sinal chega por meio de uma antena apontada para o satélite e conectada a um modem. Esta conexão direta é o que permite o uso da internet banda larga Via Satélite na área rural de forma bem rápida, em milissegundos.
Atualmente, no serviço de internet via satélite Hughesnet, 70% dos assinantes utilizam o serviço como primeiro acesso à internet nas suas residências na área rural, demonstrando que o acesso à Internet Via Satélite tem contribuído com a inclusão digital no campo.
Saiba mais sobre Internet Rural, planos e coberturas da Hughesnet.